Tribuna Popular: Pronunciamento referente ao intercâmbio cultural e homenagem aos 190 anos do Café Colonial.

por adm publicado 25/06/2019 09h13, última modificação 25/06/2019 09h13

Antes da sessão ordinária do dia 24/06 iniciar, utilizou a palavra através de Uso de Tribuna Popular, o Sr. Carlos Alberto Klein (Diretor e ator da Cia Curto Arte), para se pronunciar referente a questões culturais do país coirmão, a educação, economia e o processo criativo na área econômica, experiência que obtiveram através do intercâmbio cultural há dias atrás, na Alemanha.

Na ocasião, Betinho convidou a todos os vereadores para participar e se fazer presente no Baumschneis Kolonial Kaffe – Uma bela noite gastronômica cultural, que será no dia 25 de julho de 2019, a partir das 19 horas, na Sociedade Atiradores de Dois Irmãos, em homenagem aos 190 anos de existência do famoso Café Colonial, bem como 195 anos de imigração alemã.

Ainda, na oportunidade, Betinho entregou à Câmara de Vereadores uma lembrança, que também foi levada ao país alemão, tendo em vista que os próprios alemães utilizavam a semeadora manual de plantio de sementes para seu cultivo e sobrevivência, após chegada ao Brasil.

“A semeadora é constituída de um tubo metálico de 32 mm de diâmetro por 1.150 mm de comprimento, sendo que na sua extremidade inferior foi acoplado uma haste metálica afiada medindo 110 mm de comprimento por 38 mm de largura e 5 mm de espessura, destinada à abertura das covas. Na parte intermediária do tubo foi anexado um distribuidor-dosador de sementes. O fundo do depósito, construído em chapa de ferro com 3 mm de espessura, forma um recipiente com 75 mm de diâmetro interno, por 20 mm de altura, o qual é soldado tangenciando a parte superior do tubo condutor de sementes, construído com tubo de ferro de 140 mm de comprimento e diâmetro de 26mm. O distribuidor-dosador inserido na lateral do fundo do depósito de sementes possui um orifício de 15 mm de diâmetro, responsável pela distribuição das sementes que se encontram no reservatório. Com sementes de milho e de feijão o equipamento apresentou desempenho operacional de 40 covas por minuto. A semeadora manual viabiliza a prática de plantio direto de milho e feijão de pequenas áreas aonde se pratica a agricultura de baixa renda, pela eficiência de seu uso e pelo baixo valor de construção/confecção.” – Informação retirada do site oficial Embrapa.