Título Cidadã Honorária

por adm publicado 28/06/2022 09h21, última modificação 28/06/2022 09h21

A Câmara de Vereadores entregou na noite da última segunda-feira, 27 de junho de 2022, às 18 horas e 30 minutos, título de Cidadã Honorária à Sra. Ana Gehlen Kuhn, em reconhecimento pelos bons e relevantes serviços prestados a este município, tendo participado ativamente na comunidade doisirmonense. O projeto de decreto legislativo que autoriza a conceder o título de cidadã honorária é de autoria do Vereador Ramon Arnold e teve a assinatura e aprovação de todos os demais vereadores. Durante a solenidade de entrega da placa, a Sra. Ana utilizou a palavra para se pronunciar referente ao título e prestou alguns agradecimentos.

Histórico da homenageada:

Ana nasceu em Novo Hamburgo, filha de pais professores - mãe de ensino primário e pai de ensino superior. Frequentou até o final do ensino médio a escola Estadual 25 de Julho. Formou-se no ano de 1984 em Educação Artística pela Universidade Feevale, e sempre foi ligada a arte desde cedo, fazendo artesanato em geral ou pintura em cerâmica. Após a formação, a primeira atividade a qual Ana se dedicou, e que duraria muitos anos, foi o jato de areia em vidro. Uma técnica muito antiga que retornou neste período lhe gerando inúmeros projetos. Paralelamente ela acompanhava o negócio familiar - a hotelaria. Um ramo fértil, a hotelaria lhe proporcionou inúmeras experiências, seja reformando, bordando, pintando ou plantando. Revelou-se como um ótimo laboratório para expressar e desenvolver a sua criatividade. No ano de 1988, Ana conheceu seu marido Nestor Kuhn, natural de Dois Irmãos, e passou a residir nesta cidade. Em 1991 nasceu o primeiro filho Matheus e, em 1993, a filha Júlia. Após alguns anos, o ciclo do jato de areia se encerrou, e Ana passou então a trabalhar com pintura especial. Abrangia paredes, painéis e móveis. Esta atividade lhe possibilitou participar de mostras de decoração; deste modo, ela manteve contato constante com as tendências do momento. Com sua relação íntima com a cidade de Gramado, e estando esta sempre voltada ao turismo e aos eventos – como o Natal – Ana pôde observar de perto os elementos decorativos, o clima festivo, o trabalho em comunidade, o que se revelou como motivação para o engajamento no Natal dos Anjos. No ano de 2000, Ana teve o primeiro contato com o Natal em Dois Irmãos, auxiliando na decoração da Casa do Papai Noel junto a Tânia Birck de modo voluntário – assim como o faziam todas as pessoas ligadas a este evento. Após o desligamento do grupo criador do Natal dos Anjos, ela iniciou a participação integral do projeto da decoração da cidade. Ana inicia o projeto em fevereiro por meio de fotos das ruas principais. As cópias destas fotos recebem a elaboração de desenhos manuais, nos quais as estruturas são projetadas com as respectivas cores. Após aprovação da prefeitura, calcula quantos ornamentos poderão ser feitos e inicia o desenho em tamanho original em rolos de papel. Examinada a proporção, são encaminhados a serralheiros ou outros artistas que executam no material escolhido. Cada ano se acrescentam novas imagens e cores são modificadas, as estruturas mudam de lugar dando a sensação de novidade. Ana calcula as luzinhas e suas respectivas cores com base em cada estrutura para que não ocorra perda. Ruas, praças, canteiros e árvores entram nesta avaliação para receberem iluminação. Antes de cada edição as estruturas precisam ser limpas e pintadas. Todas as imagens são reaproveitadas, mas em formatos diferentes. No projeto realizado, a árvore símbolo do Natal é transformada anualmente, seja pela decoração ou pela cor. A cada ano novas ruas vão sendo acrescentadas. A confiança da comunidade e do público em geral é o que a impulsiona a dar passos maiores, e também o que consolida o Natal como data comemorativa no calendário da cidade. Ana observa o que foi feito no ano que passou e as situações que funcionaram ou não, através de pesquisas e aceitação do público.

A Câmara de Vereadores parabeniza a Sra. Ana Kuhn e agradece a presença de todos.