Poder Legislativo: Matérias aprovadas e apresentadas na sessão ordinária do dia 21 de fevereiro

por adm publicado 22/02/2022 11h50, última modificação 22/02/2022 11h50

A Câmara de Vereadores aprovou na noite da última segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022, durante sessão ordinária, três projetos de lei, uma moção de congratulações, um requerimento, bem como um pedido de informações:

- PROJETO DE LEI Nº. 015/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ABRIR CRÉDITO ESPECIAL NO ORÇAMENTO DO CORRENTE EXERCÍCIO.” O seguinte projeto autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito especial, no montante de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), para a Secretaria Municipal de Saúde. Justificativa: ‘A presente proposição se justifica em face do requerimento apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde para abertura de crédito especial junto a dotação “passagens e despesas com locomoção”, ação “Média e Alta Complexidade A.S.P.S.”. A abertura de conta se faz necessária para adequar à classificação contábil referente ao transporte de pacientes aos hospitais de referência e correspondente e oportuna contabilização dos gastos.’ Projeto de Lei aprovado por unanimidade.

- PROJETO DE LEI Nº. 016/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER REMISSÃO DE MULTA E JUROS DOS CRÉDITOS DA FAZENDA PÚBLICA, DE NATUREZA TRIBUTÁRIA OU NÃO, EXCETUADOS OS REFERIDOS NO ART. 1º DESTA LEI, INSCRITOS EM DÍVIDA ATIVA ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2021, AJUIZADOS OU NÃO.” Justificativa: ‘Como já é do conhecimento desta Casa Legislativa, historicamente o município tem efetivado um grande esforço para cobrar créditos vencidos e inscritos em Dívida Ativa, decorrentes principalmente de débitos de IPTU, ISS, Contribuição de Melhoria, além de dívidas não tributárias, notadamente referentes a casas populares – seja por meio de cobrança direta, realizada pelo Setor de Cadastros, seja por via judicial. Embora o esforço dispensado sempre tenha surtido efeito, não se observa a esperada diminuição do montante da Dívida Ativa, que só faz crescer, tanto pelo aumento da inadimplência, quanto pelo acréscimo ao qual é submetida em virtude da aplicação de correção monetária, multas e juros. Justifica-se plenamente o presente projeto, que reedita as iniciativas altamente positivas já adotadas nos anos de 2007, 2009, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021, e prima pela busca de valores imobilizados em Dívida Ativa, a fim de que se possa fazer frente a cada vez maior demanda de serviços e obras solicitados pela comunidade, bem como atender a contento todos os serviços e a manutenção da máquina pública.’ Projeto de Lei aprovado por unanimidade.

- PROJETO DE LEI Nº. 018/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que “INSTITUI O CALENDÁRIO DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE DOIS IRMÃOS PARA O ANO DE 2022.” Justificativa: ‘Anualmente é editado Calendário de Eventos do Município com a finalidade de estabelecer bases para ordenar os acontecimentos culturais, educacionais, esportivos, de saúde pública e outros. Como já é de conhecimento dos nobres Edis, nele constam os eventos mais relevantes, sendo este um importante mecanismo para as entidades se organizarem, de modo a não ter acúmulo de promoções numa mesma data.’ Projeto de Lei aprovado por unanimidade.

- Moção nº. 01/2022 – de autoria dos Vereadores Sheila da Silva e Nilton José Tavares – Encaminhando Congratulações à Lana Roberta da Costa, Davi Trisch Brehm, Lucas Rockenbach Neis, Lorenzo Ribeiro Varalo e Deivid de Freitas Borre pela conquista da medalha de bronze; Ana Laura Jankowiak Knob, Ana Paula Ody Heck, Augusto Cesar Lenz, Felipe de Morais de Sousa, João Pedro Graeff Terra, Mariana Pianovski Kirchhof, Pietro Freitas Scarsi, Roberta Trierweiler Backes, Ticiana Cassol Back, Vitor Renan Alles, pela menção honrosa nível 1; Ana Sasso Kober, Alanna Trindade Gerlach, Áureo Cauã Bassegio, Bernardo Schmidt Krumenauer, Caroline Soares Back, Guilherme Lauxen Krewer, João Pedro de Souza Rosa, Mariane Ramos Osaida e Richardy Leonardo Fett Reis, pela menção honrosa nível 2; Anastacia Spessato Bourscheid, Camile da Fé Linck, Eduardo Rodrigo Haas e Vinicius Rafael Rauber, pela menção honrosa nível 3; Letícia Soares da Silva, professora premiada grupo 2; todos na 16ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2021). Moção aprovada por unanimidade.

- Requerimento nº. 004/2022 – de autoria da Vereadora Sheila da Silva – Solicitando o que segue: Que seja fornecida a relação de servidores do Município que foram contratados de forma temporária, nas diferentes Secretarias, apresentando-se a justificativa para os contratos emergenciais no lugar das efetivações. Requerimento aprovado por unanimidade.

- Pedido de Informação nº. 002/2022 – de autoria da Vereadora Sheila da Silva – Solicitando ao Poder Executivo Municipal, o que segue: Existe algum projeto protocolizado/aprovado junto ao Município visando a construção de um imóvel na área que faz divisa com o Parque Romeo Benício Wolf? Em caso afirmativo, dever ser remetida cópia do parecer da Secretaria/Departamento do Meio Ambiente. Pedido de informações aprovado por unanimidade.

Outras proposições apresentadas:

Indicação nº 002/2022 – de autoria do Vereador Sérgio Kroetz - Solicitando ao Poder Executivo Municipal, o que segue: Que seja criada uma sede para armazenar móveis, roupas e brinquedos disponibilizados pela comunidade.

Pedido de Providência nº 005/2022 – de autoria do Vereador Nilton José Tavares – Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Que seja realizada a melhoria da sinalização na confluência das ruas Pedro Albino Enzveiler (Estrada Dois Irmãos/Novo Hamburgo) e Jacob Boll, no bairro Travessão.

As matérias na íntegra encontram-se disponíveis no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo de Dois Irmãos.