Poder Legislativo: Matérias apresentadas e aprovadas na Sessão Ordinária do dia 29 de maio

por adm publicado 30/05/2023 09h39, última modificação 30/05/2023 09h39

A Câmara de Vereadores aprovou na noite da última segunda-feira, 29 de maio de 2023, durante sessão ordinária, dois projetos de lei, um requerimento, bem como um ofício de solicitação de cedência das dependências do Poder Legislativo:

- PROJETO DE LEI Nº. 43/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ABRIR CRÉDITO ESPECIAL NO ORÇAMENTO DO CORRENTE EXERCÍCIO.” O seguinte projeto autoriza a abertura de crédito especial, no montante de R$ 23.409,36 (vinte e três mil, quatrocentos e nove reais e trinta e seis centavos), para a Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico. “A abertura de conta se faz necessária para fins de adesão a “Consulta Popular 2022/2023”, desenvolvido pelo Governo do Estado do RS, tudo com vistas a oportunizar construção de cisternas em propriedades rurais a fim de amenizar os efeitos da estiagem no Município.” Projeto de lei aprovado por unanimidade.

- PROJETO DE LEI Nº. 44/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ABRIR CRÉDITO ESPECIAL NO ORÇAMENTO DO CORRENTE EXERCÍCIO.” O seguinte projeto autoriza a abertura de crédito especial, no montante de R$ 4.600,00 (quatro mil e seiscentos reais), para a Sec. Mun. de Desenvolvimento Social e Habitação. “A Assistência Social do município, através dos serviços oferecidos pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) recebeu do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) o valor de R$ 7.527,52. Para tal, atualmente, há autorização para que parte desse valor também seja utilizado para cobrir as despesas inerentes à folha de pagamento de quem faz parte da referência dos serviços prestados. Portanto, solicita-se abertura das contas de vencimentos e respectivos encargos para utilização de parte do valor repassado junto à folha de pagamento. Salienta-se que o valor não pode ser usado integralmente para este fim. Portanto, parte do mesmo, permanecerá nas contas já existentes para uso nas oficinas que ocorrerão no CRAS. Solicita-se, ainda, que seja aberta conta específica de “Passagens e Despesas de Locomoção” para que os integrantes das oficinas possam receber passagem e se locomoverem com o transporte circular para comparecerem ao CRAS. Importante frisar que neste caso, falamos de pessoas em situação de vulnerabilidade social onde o sustento é inexistente para sobrevivência. Neste caso, se a passagem não for concedida, os usuários não terão condições financeiras para participarem das oficinas. As oficinas além de trabalharem o fortalecimento do vínculo familiar, buscam desenvolver potencialidades em cada participante para que os mesmos possam se engajar no mercado de trabalho produzindo, aos poucos, sua autonomia.” Projeto de lei aprovado por unanimidade.

- Requerimento nº. 044/2023 – de autoria da Vereadora Sheila da Silva – Solicitando o que segue: Que seja convocado o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Léo Büttenbender, para falar sobre o andamento do Programa Habitacional “Um Lar Para Chamar de Meu”. Requerimento aprovado por unanimidade.

- Ofício nº. 057/2023 de autoria da Secretaria Municipal da Saúde, Secretário Nilton José Tavares – Encaminhando solicitação de espaço da Câmara de Vereadores, na data de 07 de junho de 2023, das 8 horas às 11 horas, para treinamento de 30 servidores da Secretaria Municipal da Saúde. Ofício aprovado por unanimidade.

Outras proposições apresentadas:

Requerimento nº. 042/2023 – de autoria do Vereador Elony Edgar Nyland – Solicitando licença do cargo de vereador do dia 12 de junho a 15 de junho de 2023, para tratar de interesses particulares. Requer, por fim, caso seja deferido o presente pedido, que seja convocado o suplente de vereador do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), conforme disposições do Regimento Interno. Pedido deferido pelo presidente em 29 de maio de 2023.

- Requerimento nº. 040/2023 – de autoria do Vereador Elony Edgar Nyland Encaminhando VOTO DE PESAR aos familiares da Sra. Edith Strassburger, falecida no dia 22 de maio de 2023, aos 88 anos de idade.

- Requerimento nº. 041/2023 – de autoria do Vereador Elony Edgar Nyland Encaminhando VOTO DE PESAR aos familiares do Sr. Sérgio Afonso Kunrath, falecido no dia 23 de maio de 2023, aos 57 anos de idade.

- Requerimento nº. 043/2023 – de autoria do Vereador Paulino Adalberto Renz Encaminhando VOTO DE PESAR aos familiares da Sra. Gisela Rambo, falecida no dia 26 de maio de 2023, aos 84 anos de idade.

- Pedido de Providência nº 052/2023 – de autoria do Vereador Paulo Cezar Gehrke – Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Que seja feita a instalação de braço de luz e lâmpada na Travessa 2, localizada na Estrada Campo Bom.

- Pedido de Providência nº 053/2023 – de autoria do Vereador Elony Edgar Nyland – Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Que seja verificada a viabilidade de colocação de faixa de pedestres próxima à parada de ônibus existente ao lado do Centro Comunitário Jacó Feiten, no bairro Travessão.

As matérias na íntegra encontram-se disponíveis no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo de Dois Irmãos.