Poder Legislativo: Matérias apresentadas e aprovadas na Sessão Ordinária do dia 18 de setembro

por adm publicado 19/09/2023 12h35, última modificação 19/09/2023 12h38

A Câmara de Vereadores aprovou na noite da última segunda-feira, 18 de setembro de 2023, durante sessão ordinária, um projeto de lei, duas moções de apoio, bem como um ofício de solicitação de espaço no Poder Legislativo:

- PROJETO DE LEI Nº. 90/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que “DISPÕE SOBRE O PLANO DE CUSTEIO DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE DOIS IRMÃOS – RS.” Projeto de lei aprovado por unanimidade dos presentes.

- Moção nº. 06/2023 – de autoria do Vereador Ederson Arantes Bueno Encaminhando ao Excelentíssimo Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, ao Excelentíssimo Superintendente Regional do DNIT no Estado do Rio Grande do Sul< Hiratan Pinheiro da Silva e ao Vereador Lucas Fabiano Jacobus Konrdörfer, da cidade Estância Velha, APOIO ao grupo “JUNTOS PELO FIM DO TRECHO DA MORTE”. Justificativa: Municípios do Vale do Sinos vêm se mobilizando em busca de melhorias na BR-116 no trecho não duplicado entre Novo Hamburgo e Dois Irmãos, denominado “Trecho da Morte”, sendo a duplicação um dos pleitos, além da construção de uma passarela ligando os bairros Roselândia, em Novo Hamburgo, e Rincão Gaúcho, em Estância Velha. Somente no ano de 2023 várias pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito ocorridos no trecho, além de vítimas lesionadas e outras que sofreram traumas psicológicos. Recentemente um grupo de moradores dos bairros Roselândia e Rincão Gaúcho, intitulado “Juntos pelo Fim do Trecho da Morte”, se reuniu para uma manifestação pacífica às margens da BR-116, cobrando ações de órgãos federais e consciência dos motoristas que circulam pelo trecho. Moção aprovada por unanimidade dos presentes.

- Moção nº. 07/2023 – de autoria do Vereador Elony Edgar Nyland Encaminhando aos Gabinetes das Presidências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, MOÇÃO DE APOIO AO CONGRESSO NACIONAL, buscando evitar a eminente legalização do aborto por meio da ADPF 442 pelo STF. Justificativa: Além da defesa do princípio republicano da Separação de Poderes e do sistema de Freios e Contrapesos, consagrados no texto constitucional, esta moção é motivada pelo tentame de legislar por vias judiciais matérias a respeito da interrupção voluntária da gravidez, conforme implícita a ADPF nº 442 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental apresentada ao Supremo Tribunal Federal no sentido de questionar se há receptividade dos artigos 124 e 126 do Código Penal (dispõe sobre o aborto no país) diante da Constituição Federal Brasileira. Esta moção ainda enobrece a oposição do Congresso Nacional à procedência da ADPF 442, de forma a defender a vida desde a concepção até o seu acaso natural e a garantir as prerrogativas do Congresso Nacional como único legitimado para regular a matéria presente na ADPF, observando a disposição. Moção aprovada por 06 (seis) votos favoráveis dos Vereadores Celina, Darlei, Elony, Paulino, Paulo G. e Ramon e 01 (um) voto contrário da Vereadora Sheila.

- Ofício nº 0017/2023 – de autoria do Poder Executivo Municipal, Secretaria Municipal da Fazenda, solicitando espaço para apresentação da “Audiência Pública do 2º Quadrimestre de 2023”, em cumprimento ao artigo 9º, parágrafo 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal nº. 101/2000. Sugere-se a data de 25 de setembro de 2023, às 18 horas. Ofício aprovado por unanimidade dos presentes.

A data da apresentação será 25 de setembro de 2023, às 18 horas e 15 minutos.

Outras proposições apresentadas:

- Indicação nº 030/2023 – de autoria do Vereador Ederson Arantes Bueno Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Construção de uma parada de ônibus na Rua Santa Clara, nas proximidades do nº. 332, no bairro Beira Rio.

- Pedido de Providência nº 085/2023 – de autoria da Vereadora Sheila da Silva – Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Instalação de iluminação pública nos arredores da Unidade de Saúde Básica do Bairro Floresta - Vale Verde.

Em virtude da impossibilidade do Vereador Sérgio Kroetz comparecer à sessão ordinária, o presidente solicitou que o Vereador Ramon Arnold assumisse o cargo de secretário durante a sessão.

As matérias na íntegra encontram-se disponíveis no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo de Dois Irmãos.