Poder Executivo e Poder Legislativo unidos pela construção de um Hospital Regional

por doi — publicado 17/07/2015 13h15, última modificação 02/10/2018 17h42

Hoje aconteceu a reunião ordinária do Parlamento Metropolitano, desta vez na Sede do Poder Legislativo de Dois irmãos, com o Tema SAÚDE, em especial a construção de um Hospital Regional na Região do Vale do Rio dos Sinos.

Estiveram presentes na reunião Prefeitos, Vereadores e secretários de saúde da Região,  cada um pode fazer uso da tribuna e mostraram-se unanimes sobre o apoio ao tema. O representante da Associação dos Prefeitos do Vale dos Sinos, Prefeito de Araricá Sérgio Machado, relatou que a associação já se encontra engajada nessa luta, desde 2013 e 2014, onde foi conquistada como prioridade, na Participação Popular do Governo do Estado RS, a construção de um Hospital Regional. A Universidade FEEVALE já vem fazendo um estudo em cada município, vendo a necessidade de cada um, para o Hospital Regional poder atender as demandas que cada município necessita. “Precisamos saber o que cada município tem como referência (especialidade) e quanto o estado paga por isso” diz  o Prefeito Faisal, de Campo Bom.

O Hospital Regional além de aliviar custos dos municípios é uma conquista para o futuro de todos. “Precisamos de atendimento de Média e Alta Complexidade, que supra a necessidade que cada município tem” Relata o Secretário de Saúde de Dois Irmãos, Jerri Adriani Meneghetti, reforçando que os investimentos devem vir do Governo Federal, pois o Estado não tem dado conta.

O Vice-Presidente da Comissão de Saúde, presidente da Câmara de Dois Irmãos Joracir Filipin,  sugeriu uma Audiência com o Secretário de Saúde do Estado/RS e um representante do Ministério da Saúde do Governo Federal, um dos encaminhamentos da Comissão. Ficou ainda definido que o Parlamento irá acompanhar o Estudo que a FEEVALE vem fazendo, que deve demorar cerca de 60 dias, segundo informações do Prefeito Sérgio Machado.

A próxima reunião está prevista para o mês de Agosto, na cidade de Novo Hamburgo.