Mérito Farroupilha

por adm publicado 21/09/2022 10h10, última modificação 21/09/2022 10h12

Na noite da última segunda-feira, 19 de setembro de 2022, a Câmara de Vereadores realizou solenidade de condecoração do Mérito Farroupilha a algumas entidades. A solenidade foi instituída pelo Projeto de Resolução nº 03, de 1º de junho de 2022, posterior, Resolução nº. 05/2022.

A condecoração tem como objetivo homenagear cidadãos ou entidades que tenham merecido reconhecimento por relevante atuação na preservação e na valorização do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Resumo sobre os motivos das indicações ao Mérito Farroupilha 2022:

- CTG Liberdade Gaúcha: Foi indicado o Sr. Jair Luiz EV, por ser fundador do CTG Liberdade Gaúcha. O Sr. Jair foi Tesoureiro por 4 anos, Patrão por dois anos, posterior, Coordenador das invernadas pelo período de dois anos, e atualmente Patrão novamente do CTG Liberdade Gaúcha. O CTG Liberdade Gaúcha foi fundado no dia 07 de Abril de 2013, no bairro São João, tendo 6 casais como início; agora, está levando as atividades da Tradição Gaúcha.

- Piquete Morada Gaudéria: Fabiano Boufleur: Um dos tradicionalistas mais conhecidos do município, ainda jovem já demonstrava seu apreço pela cultura gaúcha. Fundador do Piquete Morada Gaudéria, também é sócio fundador do CTG Garrão da Serra de Morro Reuter, e da ACTG Portal da Serra de Dois Irmãos. Tendo por profissão o ferrageamento de cavalos, atende a clientes de vários municípios proporcionando que estes possam sair montados em seus passeios, cavalgadas e rodeios pela região. Além das ferragens, Fabiano conta com hotelaria no bairro Vale Direito, onde presta um serviço personalizado a seus clientes, com ótima estrutura. Músico por diversão e passatempo, frequentemente é convidado para junto ao seu violão, cantar e tocar em festas ou pequenos encontros sempre enaltecendo a nossa música gaúcha. Participante de inúmeras cavalgadas, também se destaca nas participações em rodeios e torneios de tiro de laço representando nosso Piquete.

- ACTG Portal da Serra: Em análise, a entidade entendeu que seria conveniente a indicação do próprio ACTG como homenageado, tendo em vista a comemoração dos 25 anos de sua fundação e os relevantes serviços prestados à comunidade doisirmonense.

O evento contou com a participação de integrantes das entidades que receberam a homenagem, bem como do proponente do projeto de resolução, tradicionalista Sr. Sidnei Pannebecker, enquanto vereador no Poder Legislativo. O proponente, Sr. Sidnei, foi convidado pelo presidente Ramon, a utilizar a palavra.

Cada entidade que indicou representante teve a oportunidade de se pronunciar durante a solenidade. O Patrão do Piquete Morada Gaudéria, Sr. Joel Blume, se pronunciou e recebeu a medalha em nome do indicado Fabiano, que não pode se fazer presente durante o evento.

Após os pronunciamentos, foi entregue uma medalha de condecoração do Mérito Farroupilha aos homenageados.

A Câmara de Vereadores parabeniza os homenageados e agradece a presença de todos.