Aprovação de 02 Projetos na sessão ordinária do dia 20 de julho.

por adm publicado 21/07/2020 10h17, última modificação 21/07/2020 10h17

A Câmara de Vereadores aprovou na noite da última segunda-feira, 20 de Julho de 2020, durante sessão ordinária, dois projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal, um projeto de lei legislativo, bem como um pedido de informações:

- PROJETO DE LEI Nº. 040/2020, que “ALTERA O PARÁGRAFO 7º DO ARTIGO 13 DA LEI Nº 2.240, DE 14 DE JULHO DE 2005, QUE “REESTRUTURA O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES EFETIVOS DE DOIS IRMÃOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” ‘A presente proposição se apresenta tendo em vista a realização de novo cálculo atuarial que passou a alterar, tão somente, a alíquota referente à recuperação do passivo atuarial e financeiro. A atual sistemática do respectivo calculo impõe a oferta de cenários distintos, justamente para possibilitar uma maior flexibilidade ao RPPS para fins de recomposição do passivo. O escolha pelo Pode Poder Executivo, cenário “28”, mantém a atual alíquota de 15,70%, todavia, apresenta um cenário distinto para fins de recomposição do passivo a partir de janeiro 2023, cuja alíquota, consoante estudo atual, passará a ser de 18,95%. Outrossim, as alíquotas presentes foram baseadas no cálculo atuarial efetuado por LUMENS ATUARIAL, cujo estudo segue em anexo. É natural que as alíquotas de avaliação atuarial variam de um ano para outro. Os dados econômicos, sociais, estatísticos, legislativos e de tabelas sofrem variação, não são estáticos, por isso mesmo há necessidade de fazer uma avaliação atuarial obrigatória todos os anos (se as variáveis fossem sempre as mesmas os resultados seriam sempre os mesmos, mudam as variáveis, mudam os resultados).’ Anexo no PL original, impresso. Projeto de Lei aprovado por unanimidade.

- PROJETO DE LEI Nº. 045/2020, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ABRIR CRÉDITOS ESPECIAIS NO ORÇAMENTO DO CORRENTE EXERCÍCIO.” O seguinte projeto autoriza a abertura de crédito especial, no montante de R$ 265,92 (duzentos e sessenta e cinco reais com noventa e dois centavos), para a Secretaria Municipal do Planejamento e Habitação. Da mesma forma, autoriza a abertura de crédito especial, no montante de R$ 615,95 (seiscentos e quinze reais com noventa e cinco centavos), também para a Secretaria Municipal do Planejamento e Habitação. Justificativa: ‘A presente proposição se justifica em vista do requerimento da Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação para abertura de créditos especiais junto à dotação “Indenizações e Restituições” no projeto “Recapeamento bairro São João, Etapas II e III. A abertura das contas se faz necessária para restituição de transferência de convênio do saldo de investimento dos recursos recebidos e dos rendimentos de aplicação, devido a conclusão do objeto conveniado, conforme comunicados eletrônicos da REGOVNH de nºs 3620/2020 e 3502/2020.’ [...] Projeto de Lei aprovado por unanimidade.

- PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 13, DE 20 DE JULHO DE 2020, de autoria do Vereador Joracir Filipin, que “Altera a denominação do Caminho de Pedestres 25, localizado no Bairro São João, para Rua João Maria Moreira, em toda a sua extensão.” Art. 1º O Caminho de Pedestres 25, localizado no bairro São João, passa a denominar-se Rua João Maria Moreira em toda a sua extensão. [...] Justificativa: Encaminha-se o presente Projeto de Lei Legislativo nº 13/2020 que tem por finalidade alterar a denominação Caminho de Pedestres 25, localizado no bairro São João, para Rua João Maria Moreira. Há instrução com abaixo assinado com residentes no referido logradouro e na região próxima, os quais, por conseguinte, concordam com a alteração proposta. Ademais, tal modificação facilitará a entrega de correspondências pelos Correios, eis que identificação da rua ficará facilitada. Projeto de Lei Legislativo aprovado por unanimidade.

- Pedido de Informações nº. 009/2020 – de autoria do Vereador Joracir Filipin – Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Qual o valor gasto com recursos próprios do município na aquisição de cestas básicas, desde o decreto de calamidade pública, em março de 2020, em razão da pandemia do coronavírus (COVID-19). Pedido de informações aprovado por unanimidade.

Para mais informações, consulte o nosso Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

Link em: https://sapl.doisirmaos.rs.leg.br/

Outras proposições apresentadas:

Pedido de Providências nº 045/2020 - de autoria do Vereador Paulo César Quadri – Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Que seja feita a troca dos cordões/meio fios localizados na Avenida João Klauck, esquina com a Avenida do Parque.

Pedido de Providências nº 046/2020 - de autoria do Vereador Paulo César Quadri – Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Que seja feita a colocação de cordão/meio fio nos seguintes locais: 1. Entrada do Bairro Vale Esquerdo, à direita, após a rótula existente no local; 2. Avenida Porto Alegre, em frente ao nº. 1767, no Bairro União.