Aprovação de 02 Projetos na sessão ordinária do dia 13 de julho.

por adm publicado 14/07/2020 08h45, última modificação 14/07/2020 08h45

A Câmara de Vereadores aprovou na noite da última segunda-feira, 13 de Julho de 2020, durante sessão ordinária, dois projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal, bem como um pedido de informações:

- PROJETO DE LEI Nº. 043/2020, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A PRORROGAR CONTRATO TEMPORÁRIO DE 01 (UM) FISCAL SANITÁRIO PARA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE.” ‘O seguinte projeto autoriza o Poder Executivo Municipal a prorrogar, em caráter excepcional a regra do art. 242 da Lei 1883/2001, até 31.12.2020, contrato temporário de 01 (um) fiscal sanitário, com carga horária semanal de 34 (trinta e quatro) horas, autorizado pela Lei Municipal de nº 4.696, de 22 de maio de 2019, para lotação no Departamento de Vigilância em Saúde.’ [...] Justificativa: ‘A epidemia COVID-19, em que pese se tratar de uma situação temporária, trouxe uma série de demandas extraordinárias, emergenciais e diferenciadas, razão pela qual a função de fiscalização passou a ter um papel muito mais atuante do que o usual, com protocolos diversos e específicos, de atualização semanal inclusive, tudo com vistas ao combate e prevenção do novo coronavírus. Neste contexto, ainda, convém destacar que a empregada pública contratada já está totalmente adaptada as funções no local de trabalho, aos protocolos, a sistemática de fiscalização, as rotinas e procedimentos que a decretação do estado de calamidade pública em face do novo coronavírus, trouxeram. Não é só. Em razão do sistema de distanciamento controlado estabelecido pelo Estado do Rio Grande do Sul através de decreto, há uma constante alteração de regras (leia-se bandeiras), ora mais rígidas, ora mais flexíveis, que impõe ao Poder Público uma fiscalização constante das atividades diversas, não podendo prescindir, neste momento, de pessoal. Assim sendo, justifica-se a presente solicitação para prorrogação de tal contrato temporário, como exceção à regra do art. 242 da Lei 1883/2001, para que não sofram as atividades de fiscalização desenvolvidas descontinuidade.’ [...] Projeto de Lei aprovado por unanimidade.

- PROJETO DE LEI Nº. 044/2020, que “REVOGA O INCISO I DO ART. 3º E ALTERA A REDAÇÃO DO PARÁGRAFO PRIMEIRO DO ART. 6º, AMBOS DA LEI MUNICIPAL DE Nº 4.821, DE 9 DE JUNHO DE 2020, QUE DISPÕE SOBRE A LEI DE LIBERDADE ECONÔMICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” Justificativa: ‘A presente proposição passa a se justificar em vista da solicitação apresentada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, para fins de adequações à legislação municipal nº 4.821, de 9 de junho de 2020, que dispõe sobre a lei de liberdade econômica e dá outras providências. Segundo análise pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Fazenda, a lei municipal haverá de ser modificada para adequações em relação à legislação federal correlata, impondo a revogação do inciso I do art. 3º e alteração do §1 º do art. 6º, evitando-se, assim, discrepâncias ou contradições com a norma federal.’ [...] Projeto de Lei aprovado por unanimidade.

- Pedido de Informações nº. 008/2020 – de autoria do Vereador Joracir Filipin – Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Em qual conta foi depositado o recurso de R$ 1.974.000,00 destinado ao projeto do novo bloco cirúrgico do Hospital São José? Pedido de informações aprovado por unanimidade.

Outras proposições apresentadas:

Indicação nº 018/2020 - de autoria do Vereador Paulo Cezar Gehrke – Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Que Poder Executivo Municipal disponibilize medicamentos conforme o Ministério da Saúde (Kit COVID-19), às pessoas que procurarem atendimento no Posto 24 Horas.

Pedido de Providências nº 041/2020 - de autoria da Vereadora Celina Teixeira Christovão – Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Instalação de redutor de velocidade (quebra-molas) ou tachões na Rua Alberto Rübenich, nº. 5787, em frente à Floricultura Recanto da Flor do Campo, no Bairro Travessão.

Pedido de Providências nº 042/2020 - de autoria da Vereadora Celina Teixeira Christovão – Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Instalação de iluminação pública na Rua Alberto Rübenich, nº. 4980, no Bairro Travessão.

Pedido de Providências nº 043/2020 - de autoria da Vereadora Celina Teixeira Christovão – Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Pintura do meio fio, bem como do eixo central na Rua Alberto Rübenich, localizada no Bairro Travessão.

Pedido de Providências nº 044/2020 - de autoria do Vereador Joracir Filipin – Solicitando ao Poder Executivo Municipal o que segue: Que o Município disponibilize termômetros infravermelhos para o Postão 24 horas e todos os postos de saúde da cidade.

Para mais informações, consulte o nosso Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

Link em: https://sapl.doisirmaos.rs.leg.br/

Foto: Câmara Municipal de Vereadores.