Sessão Solene no ACTG Portal da Serra

por doi — publicado 24/09/2018 10h48, última modificação 02/10/2018 17h44

SESSÃO SOLENE NO ACTG PORTAL DA SERRA, DIA 20 DE SETEMBRO 2018

 

O Senhor Presidente da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, Paulo Cezar Gehrke, abriu a sessão solene no ACTG Portal da Serra, em homenagem a Semana Farroupilha.

 

O Patrão do ACTG Portal da Serra, Joaquim Goulart (Tio Joaquim): Deu bom dia a todos, falou da satisfação mais uma vez de estar à frente da entidade e poder receber todos nesse dia em homenagem ao gaúcho. Pediu para as crianças se prepararem para fazer uma apresentação de danças folclóricas. Disse que todos do ACTG estão sempre empenhados em trabalhar com crianças, pois são o futuro de uma entidade, falou da exposição de pilchas e utensílios antigos, que estão à frente da mesa oficial, que lembra o tema da Semana Farroupilha, que é o Tropeirismo. Disse que o tropeiro teve um papel importante no desbravamento do Estado, abrindo picadas, por onde passavam e também os bolichos que foram abertos ao longo dessas picadas que futuramente foram transformadas em estradas e mais tarde nasceu as cidades. Lamentou a morte do grande tradicionalista Paixão Côrtes. Falou do projeto em parceria com o Global, que envolve crianças no turno inverso, que iriam fazer uma apresentação para o público de danças tradicionalistas.

 

Vice prefeito Jerri Adriani Meneghetti: Cumprimentou a todos, fez uma referência ao Patrão Tio Joaquim e a Tia Rosa, agradeceu pelo trabalho feito à frente do ACTG, divulgando as tradições gaúchas. Fez uma saudação especial as crianças e seus pais, que estavam acompanhando os filhos, falou da importância da família estar junto. Falou que o Estado do Rio Grande do Sul é destaque nacional, por cultivar as suas tradições, que passou por momentos difíceis, mas que sempre o povo foi valente. Historicamente nos dividimos em Ximangos e Maragatos, Gremistas e Colorados, mas devemos nos unir mais para o bem do nosso Estado. Enalteceu a apresentação das crianças e que isso prova que vale a pena lutar pelo Rio Grande do Sul, que não podemos desistir da nossa terra, da importante a união do povo e que devemos sempre cultivar as tradições, que sirvam de modelo a toda a terra.

 

O Peão da 30º Região Tradicionalista, Kelvin da Silva Penedo: Bom dia ao vice prefeito Jerri Meneghetti, ao Presidente da Câmara de Vereadores, Senhor Paulo Cezar Gehrke e aos demais integrantes da mesa. Cumprimentou o Tio Joaquim, a Tia Rosa e as demais autoridades presente e também a todas as crianças e seus pais presente. Falou da alegria de receber a todos no ACTG e de seu orgulho de representa-lo. Falou da importância do Poder Executivo e Legislativo em estar próximo da entidade. Disse que essa Semana Farroupilha está um pouco diferente, um pouco triste, porque não temos a presença do seu idealizador, o nosso saudoso Paixão Côrtes. Agradeceu a Betieli, que estava representando seu pai, o César Barbosa, o nosso Amarelo, no qual orgulha muito a todos, por sempre estar enaltecendo as tradições gaúchas. Parabenizou o Tio Joaquim pela parceria com o Global, em trazer mais crianças para o ACTG, salientou que estão em um lugar seguro e respeitoso. Solicitou aos poderes Executivo e Legislativo que olhem com um pouco mais de atenção para os projetos do ACTG Portal da Serra.

 

Pedro dos Santos Vagner, 1º Peão do ACTG Portal da Serra: Cumprimentou a todos e que é um prazer e uma alegria receber todos na entidade. Parabenizou o Tio Joaquim, a Tia Rosa e a todos que contribuíram com o sucesso da Semana Farroupilha. Parabenizou as crianças do projeto Global e enalteceu o trabalho da patronagem. Homenageou o Amarelo pelo exemplo de amor as tradições e fez um apelo para o Executivo e Legislativo de apoiar o ACTG Portal da Serra.

 

Betieli Barbosa, representando o homenageado que é seu pai César Barbosa, o Amarelo: Cumprimentou a todos, agradeceu toda a Patronagem do ACTG Portal da Serra, pela homenagem ao seu pai. Disse que ele está muito honrado e agradecido, falou que o mesmo se dedica a cultivar o tradicionalismo e que valoriza muito as amizades feitas ao longo de sua vida, que é a coisa mais importante para todos. Falou que seu pai é muito feliz e se sente bem no ACTG, pois é o local de encontro das famílias e amigos. Ele está muito contente e agradece a todos.

 

Tia Rosa, diretora cultural e coordenadora artística do ACTG Portal da Serra: Cumprimentou o Presidente da Câmara de Vereadores e demais autoridades integrantes da mesa. Saudou o Peão Farroupilha Kelvin da Silva Penedo e o Peão da casa o Pedro, também saudou a prenda Stefen Letícia e aos demais presente. Falou para a Betieli levar um abraço fraterno com muito carinho ao Amarelo. Fez um desafio aos vereadores para que voltem a fazer o trabalho realizado em 1998, pois estamos preocupados com o futuro do tradicionalismo em Dois Irmãos. Solicitou que coloquem novamente o ônibus que em 1998, passava nos bairros da cidade buscando todas as crianças para o ACTG. Solicitou ao Executivo e Legislativo que olhem com carinho para a solicitação do ônibus, pois as crianças dentro do ACTG estão bem cuidadas e longe de muitos perigos que as ruas oferecem.

 

Vereador Mauro Hahn: Deu bom dia a todos, agradeceu a patronagem do ACTG pela recepção. Parabenizou todo o pessoal do ACTG pela bela Semana Farroupilha e pelo exemplo bonito que dão a todos. Fez uma saudação especial aos pais e crianças que fizeram uma bonita apresentação, recordando a importância de cultivar as tradições gaúchas. Parabenizou a secretária Denise pela parceria com ACTG e se possível envolver mais escolas. Falou do orgulho de ser gaúcho e de toda a nossa história, disse que os poderes executivo e legislativo vão seguir trabalhando para atender os pedidos do ACTG.

 

Vereador Joracir Filipin: Cumprimentou a todos em nome do Patrão Tio Joaquim, saudou o Presidente da Câmara, Paulo Cezar Gehrke, também o vice prefeito Jerri Meneghetti, a Secretária de Educação, Denise Maldaner e a todos presente. Falou da importância da data para todos os gaúchos e que a Semana Farroupilha é muito importante para a integração das famílias. Que é uma honra para o Legislativo Muncipal, fazer a sessão solene no ACTG, que é uma forma de homenagear o tradicionalismo. Disse ao Tio Joaquim e Tia Rosa que a Câmara de Vereadores vai sempre apoiar projetos que forem importantes para manter as tradições.

 

O Presidente, Paulo Cezar Gehrke: Agradeceu a presença de todos e salientou da importância da sessão solene no ACTG em homenagem a Semana Farroupilha. Falou do apoio e incentivo dos pais em acompanhar seus filhos no ACTG e nos piquetes. Destacou a importância da Educação e que nos ambientes de culto as tradições gaúchas as crianças estão no caminho do bem. Parabéns Tio Joaquim e Tia Rosa e toda a patronagem do ACTG Portal da Serra. Agradeceu ao poder público municipal pelo apoio ao projeto com as crianças e desejou um bom 20 de Setembro para todos.

  

Foto: Câmara Municipal de Vereadores.