por doi — publicado 28/08/2018 14h50, última modificação 02/10/2018 17h38

A Câmara de Vereadores recebeu na noite da segunda-feira, 27 de Agosto de 2018, a Srª Graziela Carla Trindade Mayer, representante do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Dois Irmãos (COMPEDI).

A Srª Graziela explicou que o Conselho foi criado no dia 02 de Junho de 2015, através do mobilização das famílias que tem alguém com deficiência. O objetivo é ampliar a discussão com as pessoas sobre o tema, assim como discutir políticas públicas voltadas para essas pessoas. O Conselho é um órgão fiscalizador, normativo e deliberativo, vinculado a Prefeitura Municipal, com representantes do poder público e a sociedade civil. As reuniões acontecem mensalmente no Departamento da Assistência Social, na frente do hospital, os encontros são abertos ao público, sempre na primeira quarta-feira do mês. Desde 2016, entrou em vigor a Lei 13146/2015, que é a Lei Brasileira de inclusão, também conhecida como Estatuto da pessoa com deficiência, a qual garante direitos as pessoas com deficiência, quanto à educação, saúde, moradia, trabalho, transporte, acessibilidade, cultura, transporte, lazer e acesso à justiça também. O Conselho vem desenvolvendo várias ações na comunidade para ampliar o conhecimento das pessoas em relação a uma política pública para as pessoas com deficiência, conforme a Lei de inclusão. A Srª Graziela salientou que está sendo organizada várias atividades durante a Semana Nacional das Pessoas com Deficiência, este ano ela tem como tema a família e pessoa com deficiência protagonista da implementação das políticas públicas. Salientou que a acessibilidade na cidade vem crescendo, principalmente nas novas edificações, contudo as edificações antigas, carecem de adaptações que garantam a acessibilidade a pessoa com deficiência. Existe empresas parceiras que acolhem os jovens com deficiência no mercado de trabalho, mas precisamos que seja ampliado o acesso deles ao trabalho, enfrentamos muitas dificuldades no que tange esse assunto. Solicitamos ao Poder Legislativo uma maior atenção na garantia dos direitos das pessoas com deficiência, bem como a ampliação das políticas públicas para essas pessoas.